Catuaba: Benefícios, Propriedades e Como Usar
curiosidades-catuaba-3

Catuaba: Benefícios, Propriedades e Como Usar

Se você chegou até aqui é porque deseja saber mais sobre a poderosa catuaba, não é mesmo? Então continue lendo este post! 🙂

As grandes propriedades medicinais da catuaba são: afrodisíaca; antioxidante; ansiolítico; antimicrobiano; diurético; estimulante; expectorante e vasodilatador

Além das maiores prioridades conhecidas serem por ser afrodisíacas e contra o mal desempenho sexual, indicações e estudos fitoterápicos (estudos das plantas para aplicações medicinais) dão à catuaba outras utilidades ótimas!

Por exemplo:

Ansiolítico;

Digestivo;

Diurético;

Estimulante sexual;

Estimulante geral;

Expectorante;

Tônico capilar;

Vasodilatador.

Quais os benefícios da Catuaba?

Beneficio da Catuaba para o humor:  A casca de catuaba é tratada como um melhorador de humor muito bom além d e ajudar com distúrbios nervosos como depressão e ansiedade. O consumo dessa planta trás sentimentos de euforia, que falam que é a razão para impulsionar o humor. Pois essa erva produz apenas efeitos momentâneos, por isso não é benéfica para o tratamento de casos constantes.

Beneficio da Catuaba para saúde sexual: A casca da catuaba está sendo usada tanto para homens quanto para as  mulheres de todo o mundo para aumentar o desejo sexual e as atividades sexuais. De acordo com a medicina herbal brasileira, a catuaba é avaliada como um estimulante natural. A casca da catuaba pode ser boa para a libido de ambos os sexos por ter alguns alcaloides.

Previne e trata o câncer

Provavelmente ninguém imagina que  a Catuaba também pode ser utilizada para prevenir e, até em alguns casos, tratar tumores cancerígenos, e isso é  feito pelas grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias que ela possui, principalmente, na casca dessa planta.

Favorece a memória

Um dos grandes benefícios da Catuaba e também um dos mais  conhecidos é o de estimular a memória e também pode até aumentar o foco e a concentração, e isso é porque a planta dá equilíbrio e força as atividades do sistema nervoso, por conta disso, é extremamente indicada para pessoas que precisam trabalhar em um escritório ou estudar por muitas horas.

Beneficia o cérebro

Pelo fato da planta ser muito eficaz, também, no combate aos radicais livres, isso significa que ela pode ajudar a manter o cérebro saudável, além de melhorar a saúde dos nervos. E mais, o consumo da planta é um poderoso agente natural para renovação das células do cérebro, e isso devido à grande quantidade de antioxidantes presentes na catuaba, fortalecendo a síntese neural, evitando diversos tipos de doenças ocorridas no sistema nervoso.

Efeitos Anti-inflamatórios: foi realizado um estudo em 2004 comprovando que eu extrato da catuaba tenha gente que combatem inflamações, ou seja, além disso tudo que já vimos ela ainda tem efeito anti inflamatório !

Beneficio da Catuaba para a doença de Parkinson: A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que é uma degeneração seletiva e continua dos neurônios dopaminérgicos, que se eu não vou tratada pode levar a morte celular programada . Estudos já mostram que os extratos de catuaba também tem  efeitos citoprotetores no apoptose induzida por rotenone, que combatem o Parkinson.

Quanto benefício! Como eu posso consumir?

A catuaba pode ser encontrada em casas de produtos naturais e fitoterápicos. Existem diversas opções que incluem as folhas, as cápsulas e o pó, além do composto alcoólico.

Chá de catuaba

Você pode fazer um chá, para isso é preciso levar a planta e mas ½ litro de água.  Até  levantar fervura, coloque 2 colheres de folhas e casca de catuaba e deixe o chá ferver por 3 minutos.

Pra você poder Ter todos os benefícios, é preciso que a catuaba fique na água por mais 10 minutos, após esse tempo, filtre separando as cascas da água. Pronto pode beber!

É aconselhável tomar entre 2 e 3 xícaras diariamente.

Cápsulas de catuaba

Todo uso de suplemento deve ser recomendado ou acompanhado por um profissional de saúde, mesmo que o produto seja de origem natural.

Há opções disponíveis de cápsulas de catuaba que podem ser tomadas diariamente em dosagens recomendadas segundo o profissional de saúde e o fabricante. Mas, em geral, a recomendação é de 1 ou 2 cápsulas por dia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu